A EDUCAÇÃO PARA A ESPIRITUALIDADE E A PROTEÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS DE RISCO NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Evaldo Luís Pauly Universidade LaSalle
  • Cristine Gabriela de Campos Flores Universidade LaSalle

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p404-417

Palavras-chave:

Educação, Espiritualidade, Religiosidade

Resumo

Diversos estudos têm identificado a religiosidade e a espiritualidade como fatores de proteção ao desenvolvimento de comportamentos de risco na adolescência. Este artigo apresenta um estudo de caso que buscou investigar as dimensões pedagógicas presentes nas práticas religiosas de um grupo de adolescentes pertencentes a uma igreja evangélica do município de Canoas/RS, os quais atuam como fator de proteção na adolescência. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis jovens que atuam como líderes do grupo de adolescentes da instituição religiosa participante da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizaram-se os princípios da grounded-theory ou teoria fundamentada nos dados. A análise permitiu compreender que as práticas de religiosidade do grupo investigado promovem o que se denomina de educação para a espiritualidade, que cria condições para que seus membros desenvolvam constructos, como fortalecimento pessoal e sentido de vida, elementos que podem agir de forma protetiva.

Palavras-chave: Educação. Espiritualidade. Religiosidade.

Biografia do Autor

Evaldo Luís Pauly, Universidade LaSalle

Doutor em Educação pela UFRGS (2000). Docente permanente do PPG em Educação da Universidade La Salle de Canoas/RS e da licenciatura em Pedagogia, desde 2005.

Cristine Gabriela de Campos Flores, Universidade LaSalle

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Canoas, como bolsista de dedicação exclusiva da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS - FAPERGS. Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle (2016). Graduada em Pedagogia (2011).

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos