DIFICULDADES E DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDOS DE CASO EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias digitais, Desenvolvimento de competênciasResumo
A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos e, por sua vez, desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos, foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.
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