DIFICULDADES E DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDOS DE CASO EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Desenvolvimento de competências

Resumo

A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos e, por sua vez, desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos, foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Ana Luísa Rodrigues, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora auxiliar; Doutorado em Educação, especialidade TIC na Educação Área e Grupo de Investigação e Ensino: Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional Áreas de interesse: Tecnologias Digitais na Educação, Formação de Professores, Didática da Economia, Didática da Contabilidade.

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Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos