A ECOLOGIA DOS MEIOS E A TECNOLOGIA COMO IMERSÃO CULTURAL

Autores

  • Magda Pischetola Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Liliane Balonecker Daluz

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p197-211

Palavras-chave:

Ecologia, Meios de Comunicação, Cultura da Escola, Tecnologia

Resumo

A perspectiva teórica da ecologia dos meios, abordada por McLuhan (1962), Postman (1970) e Ong (1982), compreende as mídias como ambientes culturais imersivos, em que os aspectos relacionais ganham relevância. Migrando o foco dos efeitos das mídias para as linguagens que as constituem, a ecologia dos meios busca compreender as mudanças significativas que as tecnologias trazem nas esferas comunicativas, políticas, econômicas e sociais. O objetivo deste artigo é investigar a integração de tecnologias no ambiente escolar sob a perspectiva da ecologia dos meios, apresentando uma pesquisa desenvolvida entre 2014 e 2016 em oito escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu 80 sujeitos de pesquisa, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Os resultados apontam para a presença da tecnologia na escola em sua vertente cultural e, ao mesmo tempo, para vicissitudes que envolvem o reconhecimento e a dificuldade em lidar com essa presença.

Biografia do Autor

Liliane Balonecker Daluz

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); especialista em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos