IMAGENS BENJAMINIANAS PARA PENSAR RELAÇÕES ENTRE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS E NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p374-389

Palavras-chave:

Relações Educativas, Infância, Natureza

Resumo

Este texto apresenta um ensaio cujo objetivo é pensar relações entre infância, educação de crianças pequenas e natureza pelo diálogo narrativo. Parte da perspectiva benjaminiana sobre cultura infantil para pensar a ação da criança no contexto educativo e, para isto, vale-se da experiência educativa e sua reflexão, a fim de compreendê-la. Inspira-se em estudos acerca de indagações narrativas (CONTRERAS, 2017) como possibilidade de pensar relações educativas com o uso de fotografias (VIEIRA, 2016) e propõe uma metodologia de investigação com memórias narrativas e narrativas visuais (COUTINHO, 2010) à produção de dados a serem analisados. Denota-se pela possibilidade reflexiva da narratividade da memória e da fotografia, que se voltar a fragmentos do vivido oferece como possibilidade, para além da interpretação, pensar o lugar dos sujeitos nas relações que decorrem de suas interações com o meio e consigo próprio.

 

 

Biografia do Autor

Daniele Marques Vieira, UFPR

Professora substituta na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Na mesma universidade graduou-se em Pedagogia, realizou o Mestrado em História e doutorou-se em Educação, tendo sido bolsista da CAPES pelo programa de bolsa sanduíche durante agosto de 2014 a setembro de 2015, na Universidad de Barcelona, Espanha. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Tem realizado estudos sobre a fotografia como instrumento metodológico de investigação com crianças de 0 a 3 anos de idade.

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Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos