TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, FORMAS DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p342-353

Palavras-chave:

Transformações Sociais, Formas de Educação, Aprendizagens

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as relações entre as transformações sociais, as formas de educação e as aprendizagens, a partir de uma revisão teórica sobre o tema. Observou-se que os autores não entendem da mesma maneira as noções de educação formal, não formal e informal; que tais noções estão articuladas aos contextos sociais dos diferentes países; que o conceito de aprendizagem, com o passar dos tempos, foi sendo ampliado, tanto no que diz respeito aos espaços e  ao tempo; que novos paradigmas sobre as aprendizagens surgiram, incluindo as noções de experiência e participação; que o uso da trilogia é mais importante nos projetos políticos que nos acadêmicos. Duas novas modalidades de educação surgiram no quadro disciplinar ou interdisciplinar: uma descritiva, que tem por base as dimensões educativas, que possibilita a elaboração de perfis educativos; outra que relaciona os contextos aos conteúdos educativos, possibilitando o traçado tipológico da educação.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Psocologia Aplicada pela Unioversité Rèné Descartes-Sorbonne-Paris;Pós Doutora no CNR-Roma,Aposentada da UFSC.Docente do PPGE da Universidade do Sul de Santa Catarina

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Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos