Multiculturalismo e Alfabetização: algumas reflexões

Autores

  • Ana Canen Univali

Resumo

O texto apresenta, inicialmente, os conceitos do que tem sido denominado de multiculturalismo em educação – perspectiva que vem tomando força nas reflexões educacionais e que se volta justamente, à crítica à homogeneização cultural e à procura por estratégias curriculares e avaliativas desafiadoras de preconceitos e valorizadoras do diálogo das diferenças. Discute, em um segundo momento, formas possíveis de se traduzir a perspectiva multicultural no cotidiano da alfabetização, focalizando, particularmente, a categoria linguagem – considerada central no processo alfabetizador e na formação de identidades. Finaliza apontando potenciais na pesquisa e na formação de professores para o aprimoramento do projeto multicultural na educação e na alfabetização.

Biografia do Autor

Ana Canen, Univali

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Pesquisadora do PROEDES, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Pesquisadora do CNPq. E-mail: acanen@domain.com.br

Downloads

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Artigos