Multiculturalismo e Alfabetização: algumas reflexões
Abstract
O texto apresenta, inicialmente, os conceitos do que tem sido denominado de multiculturalismo em educação – perspectiva que vem tomando força nas reflexões educacionais e que se volta justamente, à crítica à homogeneização cultural e à procura por estratégias curriculares e avaliativas desafiadoras de preconceitos e valorizadoras do diálogo das diferenças. Discute, em um segundo momento, formas possíveis de se traduzir a perspectiva multicultural no cotidiano da alfabetização, focalizando, particularmente, a categoria linguagem – considerada central no processo alfabetizador e na formação de identidades. Finaliza apontando potenciais na pesquisa e na formação de professores para o aprimoramento do projeto multicultural na educação e na alfabetização.Downloads
Published
2008-08-04
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.