TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA/EPT NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p27-48

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico, Currículo Integrado, PROEJA

Resumo

Desenvolver um trabalho pedagógico integrado na perspectiva do currículo integrado, considerando os sentidos críticos do trabalho e da tecnologia como eixos, tem sido um grande desafio na Educação Profissional. O presente texto visa apresentar e analisar uma realidade de um curso na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, na qual os sujeitos do trabalho pedagógico demonstraram assumir os sentidos críticos de trabalho e de tecnologia, na perspectiva do currículo integrado. Foi realizado um estudo qualitativo em seis realidades de Educação Profissional, a partir de grupos focais, com estudantes e com professores do curso PROEJA e entrevista com o gestor do campus. Porém, em apenas uma realidade, ficaram evidentes ações de integração, tendo o trabalho como princípio educativo. Dessa forma, apresentam-se sentidos teóricos do trabalho e da tecnologia no trabalho pedagógico, e o currículo integrado na práxis – uma análise de uma experiência de EJA/EPT. Resultante da pesquisa, considera-se que, para chegar-se à possibilidade de os estudantes também vivenciarem o currículo integrado, são necessários espaços de trabalho pedagógico crítico e coletivo que passam por reuniões pedagógicas e diálogo constante, pela integração da linguagem e pelo compromisso em integrar trabalho e tecnologia.

Biografia do Autor

Mariglei Severo Maraschin, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Professsora de EBTT e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Universidade Federal de Santa Maria.

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

Pedagoga, mestre e doutora em Educação

Downloads

Publicado

2019-04-05

Edição

Seção

Artigos