INSTITUIÇÕES CONVENIADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS CONDIÇÕES DA OFERTA À FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p169-182

Palavras-chave:

Instituições conveniadas, Educação infantil, Oferta de vagas, Formação de professores

Resumo

No contexto do direito à educação e das implicações da relação público-privada para a democratização da Educação Básica, o artigo focaliza as condições da oferta da Educação Infantil em instituições conveniadas (ICEIs) sem fins lucrativos. Tem como objetivo identificar que condições (ligadas ao tempo/espaço, recursos, etc.) marcam as ICEIs sem fins lucrativos de um Estado da Região Sudeste brasileira, no horizonte da formação dos professores. Para isso, utiliza metodologia qualitativa do tipo exploratória, a partir da perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, com procedimento de observação e de entrevista semiestruturada a 40 profissionais do sistema municipal e de ICEIs. Compreende o conceito de memória de futuro para refletir sobre o presente, considerando os riscos que ameaçam a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Os resultados indicam que as condições em ICEIs resistem ao contexto histórico marcado pela oferta no setor social, com características de precariedade, distância dos centros urbanos, política de doações e mobilização com a comunidade, implicando disparidades na trajetória institucional na formação dos profissionais, como também no perfil do gestor em ICEIs.

Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação.

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos