REFLEXÕES SOBRE ÉTICA E BOM SENSO NO COTIDIANO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p222-235

Palavras-chave:

Bom senso, Ética, Prática docente

Resumo

Diariamente os professores se deparam com situações que ultrapassam a barreira das ações relacionadas exclusivamente a sua prática pedagógica e de ensino. As decisões tomadas nesses momentos têm relação direta com a atuação do professor e os rumos que podem tomar seus próprios alunos. Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (2017) nos traz, dentre outros saberes elencados por ele como necessários à prática docente, o bom senso e a ética. Este artigo tem como objetivo problematizar a atuação docente, apontando-a como algo que vai além das atribuições a ela destinadas. Além disso, traz os conceitos de bom senso e ética na visão freireana e a reflexão sobre sua influência na atuação prática do docente e as formas de efetivamente torná-los aplicáveis ao professor. A pesquisa, de cunho qualitativo, analisa os dizeres de três professoras da Educação Básica acerca de “bom senso” e “ética”, buscando perceber de que maneira identificam a materialidade dos conceitos em sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista / UNESP. Profª Adjunta do Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado - UFMS/CPTL

Silvana Alves da Silva Bispo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre e Doutora em Educação. Profª Adjunta do Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos