Entrelaçando a Psicologia e a educação: uma reflexão sobre a formação continuada de educadores à luz da Psicologia Sócio-Histórica

Autores

  • Susana Inês Molon Univali

Resumo

Este artigo discute a relação entre a Psicologia e a Educação, suas contribuições e limitações para a construção de um projeto educativo emancipatório. Defende a abordagem sócio-histórica na formação continuada de professores pela possibilidade crítica de tal enfoque, na reflexão da teoria e da prática, no diálogo e no respeito aos diversos tipos de saberes e fazeres. Analisa a perspectiva sócio-histórica que compreende o homem inserido nas relações sociais, determinado e determinante, mas fundamentalmente um ser humano afetivo e volitivo. Por fim, considera a subjetividade e a afetividade enquanto dimensões constitutivas do sujeito.

Biografia do Autor

Susana Inês Molon, Univali

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/ FURG. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. E-mail: susana.molon@furg.br

Downloads

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Artigos