Entrelaçando a Psicologia e a educação: uma reflexão sobre a formação continuada de educadores à luz da Psicologia Sócio-Histórica
Abstract
Este artigo discute a relação entre a Psicologia e a Educação, suas contribuições e limitações para a construção de um projeto educativo emancipatório. Defende a abordagem sócio-histórica na formação continuada de professores pela possibilidade crítica de tal enfoque, na reflexão da teoria e da prática, no diálogo e no respeito aos diversos tipos de saberes e fazeres. Analisa a perspectiva sócio-histórica que compreende o homem inserido nas relações sociais, determinado e determinante, mas fundamentalmente um ser humano afetivo e volitivo. Por fim, considera a subjetividade e a afetividade enquanto dimensões constitutivas do sujeito.Downloads
Published
2008-08-04
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.