TV Escola no ensino da arte: uma pesquisa
Resumo
Este artigo consiste no relato de uma pesquisa desenvolvida entre 1999 e 2001. Seu objeto de estudo, inicialmente, foi uma amostra de vídeos do Projeto TV Escola, do Ministério da Educação e Cultura. Partindo da bibliografia sobre o ensino através da imagem móvel, esta investigação tinha como objetivo, na primeira etapa, analisar os vídeos disponíveis para o ensino de arte; na segunda etapa, havia a proposta de elaborar uma metodologia para o ensino da arte através de vídeos. Uma inserção na realidade mostrou que a pesquisa deveria ser redimensionada, para se conhecer mais profundamente a situação concreta das escolas quanto ao uso dos vídeos. A partir daí, a proposta de criação de uma metodologia caracterizou-se como demais pretensiosa. Foi criada uma unidade de ensino baseada em um vídeo da TV Escola, a qual foi posta em prática, e seus resultados foram analisados. Foram aplicados questionários, e feitas observações de aulas. A TV Escola oferece inúmeras possibilidades para o ensino da arte, mas persistem problemas, apontados nas conclusões, juntamente com algumas sugestões para encaminhar soluções.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.