TV Escola no ensino da arte: uma pesquisa
Abstract
Este artigo consiste no relato de uma pesquisa desenvolvida entre 1999 e 2001. Seu objeto de estudo, inicialmente, foi uma amostra de vídeos do Projeto TV Escola, do Ministério da Educação e Cultura. Partindo da bibliografia sobre o ensino através da imagem móvel, esta investigação tinha como objetivo, na primeira etapa, analisar os vídeos disponíveis para o ensino de arte; na segunda etapa, havia a proposta de elaborar uma metodologia para o ensino da arte através de vídeos. Uma inserção na realidade mostrou que a pesquisa deveria ser redimensionada, para se conhecer mais profundamente a situação concreta das escolas quanto ao uso dos vídeos. A partir daí, a proposta de criação de uma metodologia caracterizou-se como demais pretensiosa. Foi criada uma unidade de ensino baseada em um vídeo da TV Escola, a qual foi posta em prática, e seus resultados foram analisados. Foram aplicados questionários, e feitas observações de aulas. A TV Escola oferece inúmeras possibilidades para o ensino da arte, mas persistem problemas, apontados nas conclusões, juntamente com algumas sugestões para encaminhar soluções.Downloads
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.