PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO COMPARADA A PARTIR DE ESTUDOS DE NÓVOA E FERREIRA

Autores

  • Dinora Tereza Zucchetti Docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p346-364

Palavras-chave:

Educação, Educação Comparada, Pesquisa.

Resumo

O artigo de revisão bibliográfica versa sobre a pesquisa Educação Comparada, apresentando-a como campo de conhecimento que contribui para a grande área da Educação. Fá-lo a partir de estudos de Nóvoa e Ferreira, professores da Universidade de Coimbra, evidenciando a dimensão problematizadora do conhecimento que considera novas perspectivas para o tempo e o espaço em educação. Com a Educação Comparada, a emergência de um Outro, sujeito de aprendizagem que, não somente, se inscreve numa realidade, mas emerge como parte de uma filiação disciplinar, cultural e ideológica (FERREIRA, 2014). Na busca por dar a compreender a Educação Comparada, na perspectiva dos autores, apresentam-se a problemática, os objetivos e a metodologia de uma investigação sobre educação integral, em curso, no estado do Rio Grande do Sul.

 

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Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

Artigos