CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p110-120

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Direitos Humanos.

Resumo

Cinema, educação e direitos humanos formam uma importante tríade a partir da qual devemos repensar nossas práticas docentes. O cinema está presente na escola de diversas formas, mas o campo formado a partir da junção do cinema com a educação originou pesquisas que refletem sobre o cinema na escola como alteridade, questionando seu uso como mero apoio pedagógico. Os direitos humanos têm uma contribuição fundamental a dar nesse processo na medida em que trazem para essa reflexão uma dimensão ética e estética da Audiovisão (CHION, 2011). Por outro lado, podemos considerar que um cenário de violência escolar só pode existir na ausência dos direitos humanos. Esse trabalho propõe uma reflexão sobre o cinema na escola, observando o conceito de Curadoria Educativa (VERGARA, 1996) como peça chave no combate à violência e como garantidor de uma Educação em direitos humanos. 

Biografia do Autor

Alexandre Silva Guerreiro, SEEDUC-RJ - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ, na qual desenvolveu a pesquisa Cinema Afirmativo: educação, alteridade e direitos humanos. Doutor em Comunicação no PPGCOM/UFF. Mestre em Comunicação pela UFF. Bacharel e Licenciado em História pela UERJ e Bacharel em Comunicação Social (Cinema) pela UFF. Atualmente, é Professor Docente I de Filosofia e História na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos