FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO EM TRÊS MUNICÍPIOS DO MARAJÓ/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p20-41

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, PNAIC, avaliação externa.

Resumo

O presente texto tem por finalidade analisar a formação continuada de professores alfabetizadores proposta pelo Governo Federal, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos municípios de Breves, Melgaço e Portel, estado do Pará, para verificar quais os principais avanços no processo de alfabetização das séries iniciais após este processo de qualificação dos professores alfabetizadores. O estudo está fundamentado na pedagogia histórico-crítica, cuja fundamentação teórico-filosófica é a do materialismo histórico-dialético, e utiliza revisão da literatura, análise documental voltada aos boletins de desempenho da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e aplicação de questionários. Os resultados indicam duas questões fundamentais: Não é possível se conceber uma educação de qualidade sem considerar as condições objetivas de valorização do trabalho pedagógico, dentre elas, a questão salarial, a carreira docente, as condições estruturais de trabalho. É preciso repensar a operacionalização da formação continuada de professores alfabetizadores e as responsabilidades que lhes são imputadas, haja vista que à grande maioria destes professores não são garantidas condições objetivas para a realização do trabalho que lhe é confiado, reforçando-se, cotidianamente, o processo de precarização do trabalho docente. 

Biografia do Autor

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Professor Titular da Universidade do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e na Faculdade de Computaçao. Doutor em Engeharia de Sistemas e Computaçao - COPPE/UFRJ.

Solange Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - Faculdade de Educação e Ciências Humanas/ Campus Universitário do Marajó/Breves.

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos