CORPO E ARTE MARCIAL NO CINEMA: UMA LEITURA DA RELAÇÃO MESTREDISCÍPULO NO FILME KARATÊ KID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p357-371

Palavras-chave:

Corpo, Artes Marciais, Cinema.

Resumo

Nesse texto, buscamos acessar o imaginário mítico e poético das Artes Marciais por meio da linguagem cinematográfica, posto que esta relação com a arte traz à tona uma dimensão sensível que pode disparar reflexões acerca da relação mestre e discípulo. Nessa análise estética, partimos da compreensão de corpo apresentado nos estudos fenomenológicos propostos pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, que nos mostra que o corpo não tem outra maneira de ser corpo senão vivenciando as experiências, criando significações na sua relação primordial com o mundo. Da mesma forma, assumimos também a atitude fenomenológica na condição de método, permitindo que as reflexões aqui anunciadas sobre o corpo, o cinema e as Artes Marciais possam vislumbrar o fenômeno educativo que atravessa e é atravessado pela relação mestre e discípulo. Pensamos que o acesso à linguagem expressiva na obra cinematográfica constitui-se como um arquivo memorável e imemorial de acontecimentos que nos transportam para realidades e mundos compartilhados pela presença perceptiva, despertando nossas sensações e acendendo nossa reflexão sobre temas, eventos, emoções, entre outros aspectos que permeiam a vida e a existência humana.

Biografia do Autor

Luiz Arthur Nunes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil.

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Publicado

2021-03-07