FILOSOFIA DIFERENÇA E PERFORMANCE ART RESSONÂNCIAS E RIZOMAS DO PERFORMER PROFESSOR

Autores

  • Cláudia Madruga Cunha UFPR- Universidade Federal do Paraná
  • Leomar Peruzzo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p412-427

Palavras-chave:

Performance Arte, Corpo, Educação, Metodologia Rizoma.

Resumo

Neste artigo, aproximamos a filosofia de Gilles Deleuze e a deleuziana-guattariana, com o objetivo de buscar as ressonâncias filosofia diferença e arte da performance (GOLDBERG; GLUSBERG, COHEN) para fins de alcançar a análise de um processo de educação de professores no qual se fez sensibilização artística voltada aos professores de arte da cidade de Blumenau. Dividimos o texto em quatro abordagens: na primeira, tratamos das vizinhanças entre a filosofia de Gilles Deleuze e da performance arte; no segundo, desdobramos a relação estabelecida no primeiro percurso; no terceiro, apresentamos o “Rizoma” como prática metodológica performática; no último percurso, olhamos para as possibilidades de uma experiência em arte educação que quis desfazer de um corpo educado nos performers professores.

Biografia do Autor

Cláudia Madruga Cunha, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Filosofia pela UFPEL(1990), Mestre em Filosofia pela PUCRS (1998); Doutora em Educação pela UFRGS (2006); Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Porto UP (2016) . É professora Associada da UFPR, atua no Setor de Educação Profissional e Tecnológica e nos Programas de Pós-Graduação em Educação / PPGE e no Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino / PPGE:MP. Faz parte do Grupo DIF: Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação" UFRGS/RS; do Grupo Elite "Laboratório de estudos em educação Linguagem e teatralidades"; atua Linha Licores: Linguagem, corpo e Estética. UFPR. Na produção de conhecimento opera com os filósofos da diferença (G. Deleuze, F. Guattari , M. Foucault) e outros da tradição intervindo nas seguintes áreas: filosofia da diferença em arte e educação; metodologias da diferença em arte e educação, pesquisas de si e estéticas da singularidade na formação de professores e nos estudos do currículo.

Leomar Peruzzo, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado e Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação- FURB. Licenciado em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016) e Bacharel em Teatro - FURB (2007). Atualmente é professor de Arte da rede municipal de educação de Blumenau. Foi bolsista de demanda social - capes da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Eke Hering, Performance Art. Mediação Cultural. A/r/tografia e Educação Estética.

Downloads

Publicado

2021-03-07