PHILOSOPHY DIFFERENCE AND PERFORMANCE ART - RESONANCES AND RHIZOMES OF THE PROFESSOR PERFORMER

Authors

  • Cláudia Madruga Cunha UFPR- Universidade Federal do Paraná
  • Leomar Peruzzo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p412-427

Keywords:

Performance Art, Body, Education, Rhizome methodology.

Abstract

In this article, we focus on the philosophy of Gilles Deleuze and the DeleuzianGuattarian philosophy, looking for resonances of difference philosophy and performance art (GOLDBERG; GLUSBERG, COHEN) in order to analyze a process of teacher education aimed raising artistic awareness among art teachers in the city of Blumenau. The text is divided into four approaches: in the first, we focus on the areas bordering on Gilles Deleuze’s philosophy and performance art; in the second, we unfold the relationship established in the first approach; in the third, we present the “Rhizome” as a methodological performance practice; and in the final approach, we look at the possibilities of an experience in art education that aims to remove a body educated in performing teachers.

Author Biographies

Cláudia Madruga Cunha, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Filosofia pela UFPEL(1990), Mestre em Filosofia pela PUCRS (1998); Doutora em Educação pela UFRGS (2006); Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Porto UP (2016) . É professora Associada da UFPR, atua no Setor de Educação Profissional e Tecnológica e nos Programas de Pós-Graduação em Educação / PPGE e no Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino / PPGE:MP. Faz parte do Grupo DIF: Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação" UFRGS/RS; do Grupo Elite "Laboratório de estudos em educação Linguagem e teatralidades"; atua Linha Licores: Linguagem, corpo e Estética. UFPR. Na produção de conhecimento opera com os filósofos da diferença (G. Deleuze, F. Guattari , M. Foucault) e outros da tradição intervindo nas seguintes áreas: filosofia da diferença em arte e educação; metodologias da diferença em arte e educação, pesquisas de si e estéticas da singularidade na formação de professores e nos estudos do currículo.

Leomar Peruzzo, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado e Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação- FURB. Licenciado em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016) e Bacharel em Teatro - FURB (2007). Atualmente é professor de Arte da rede municipal de educação de Blumenau. Foi bolsista de demanda social - capes da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Eke Hering, Performance Art. Mediação Cultural. A/r/tografia e Educação Estética.

Published

2021-03-07