A INERÊNCIA DO PERFORMAR ARTISTA, DOCENTE E PESQUISADOR(A) PARA ALÉM DE BARRAS E HIFENS

Autores

  • Michelle Bocchi Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Jair Mario Gabardo Junior Universidade Federal do Paraná Secretaria de Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p324-340

Palavras-chave:

Artista, Professor(a), Docente, Educação Performativa, Inerência.

Resumo

Vinculados ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), buscamos, por meio deste artigo, alavancar considerações a respeito da inerência das performances dos papéis sociais do artista, docente e pesquisador(a) em dramas sociais escolares. Isto significa, pois, olhar atentamente para os modos como essas performances se concebem nas particularidades das suas manifestações prática e teórica, em diferentes estudos pela via das grafias, nas quais elas se distinguem. O recorrente uso dos sinais gráficos de barra oblíqua (/) e hífen (-) para delimitar aquilo que operamos por entre o fazer artístico, assim como os contextos do ensino da arte, e o ofício da pesquisa, fornecem subsídios para que, nas considerações aqui desenvolvidas, possamos problematizar o endosso daquelas variáveis (/ -) na expressão escrita. O marco de nossa proposição investigativa são recortes pontuais dos Estudos da Performance e seus desdobramentos na área educacional, denominados de Educação Performativa. Recorremos, igualmente, às ideias e às discussões, comumente presentes no campo da Educação e da Arte em prol de uma concepção de inerência das performances dos papéis sociais do(a) artista, docente, pesquisador(a) as quais, de início, evidenciamos. Por meio a presente escrita, ponderamos a necessidade de (re)conhecimento da natureza no que diz respeito à experiência educacional, ou seja, se torna cada vez mais urgente observar as nomenclaturas adotas em nossa área de conhecimento, indagando constantemente delas suas possíveis interferências e modos de atualização em práxis e contextos de emergência.

Biografia do Autor

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Doutora e Mestra em Educação pela UFPR. Docente da UFPR, lotada no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (Setor de Educação) e docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Jair Mario Gabardo Junior, Universidade Federal do Paraná Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutorando e Mestre em Educação pela UFPR. Docente do componente curricular de Arte da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR).

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Publicado

2021-03-07