VIVER PARA ESCREVER: SARTRE COMO FILÓSOFO-EDUCADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p217-225

Palavras-chave:

Educação, Sartre, Processo educacional, Existencialismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da filosofia sartriana que revelem uma intersecção entre sua filosofia (e também sua biografia) e o que se pode chamar, muito genericamente, de processo educacional, isto é, fatos e fenômenos que apresentam, de modo direto ou indireto, um lastro pedagógico mais ou menos evidente em sua produção filosófica. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica, buscando a interação entre filosofia e educação, tendo como resultado parcial da referida pesquisa a ideia do ato pedagógico como um ato libertário, numa linhagem de pensamento capaz de aproximar Sartre e Paulo Freire.

Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho

Doutor em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Nove de Julho (São Paulo).

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos