COMPETÊNCIA GLOBAL COMEÇA NA PRÉ-ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO DE COMO ESTIMULAR A EMPATIA EM CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

  • Daniela Fenu Foerch Florida International University

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p02-19

Palavras-chave:

competência global, empatia, inteligência emocional, perspectivas, rotinas de pensamento, rotinas de pensamento global, hábitos mentais, pesquisa qualitativa, reflexão do professor, implicações em sala de aula, teoria fundamentada, pesquisa-ação.

Resumo

Este estudo de pesquisa-ação colaborativa examinou os efeitos da implantação das Rotinas de Pensamento Global e Rotinas de Pensamento no desenvolvimento da empatia, um componente de Competência Global, em crianças pré-escolares. O estudo investiga como estudantes conseguem identificar as próprias emoções e as emoções dos outros e, consequentemente, como buscam lidar com elas. O pre-test Cartões das emoções foi aplicado em uma amostra de 44 pré-escolares, que depois participaram de experiências de aprendizagem em sala de aula, incluindo Pensamento Visível e rotinas de Pensamento Global. Posteriormente, foi aplicado o pós-test Cartões das emoções. O objetivo era examinar a implementação dessas rotinas e seus impactos no desenvolvimento da empatia em pré-escolares, um componente de Inteligência Emocional e de Competência Global. Foi utilizada como abordagem de estudo a pesquisa-ação colaborativa, com documentação de dados quantitativos, que incluem vídeos, fotos, anotações, parecer dos pais, parecer do professor da pré-escola, discussões e reflexões no grupo de estudos e reflexões com o pesquisador, professores e atelierista. Foram também coletados dados quantitativos com estatística descritiva e foram comparados os dados pré e pós-quantitativos. Os principais resultados indicam que (1) os pré-escolares demonstraram aumento no desenvolvimento da empatia e (2) os professores também demonstraram o desenvolvimento da empatia. Os resultados também indicaram (3) uma possibilidade para mudança no sistema disciplinar tradicional comumente implementado nas salas de aula de hoje, com um método mais inovador e construtivo que poderia diminuir os comportamentos negativos em crianças com desafios comportamentais.

Biografia do Autor

Daniela Fenu Foerch, Florida International University

Daniela Fenu Foerch is an associate professor of early childhood education with expertise in pre- and in-service teacher education, innovative effective behavioral practices, Emotional Intelligence, and emergent literacy in the College of Arts, Sciences and Education within the School of Education and Human Development at Florida International University. She has experience teaching face-to-face, hybrid, and fully online courses using different platforms. She is the former Program Director of the Early Childhood Fully Online Undergraduate Program. Her research focuses on the nurturing of Emotional Intelligence in young children. She is active in program and curriculum development. Daniela has presented her research to the local, national and international community and published several articles in the area of early childhood education. She has been awarded four grants accumulating over $3 million. She currently serves as the principal investigator for the WeFEEL and the RULER Programs at FIU.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos