VITALISMO FILOSÓFICO EM NIETZSCHE: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E A VALORIZAÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Fabio Hecktheuer FCR
  • Lenir Lopes UNIR
  • Josenir Lopes Dettoni UNIR

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p138-146

Palavras-chave:

Nietzsche, Epistemologia, Filosofia da Educação, Educação, Estética.

Resumo

Esta pesquisa busca responder à questão da possível relação entre o posicionamento epistemológico de Nietzsche e o papel da Arte na Educação. Para isso, estudamos os fundamentos epistemológicos da filosofia nietzscheana, em especial a temática relativa à verdade, à crítica à supervalorização da razão e a uma sabedoria a serviço da vida. Em seguida, examinamos as consequências educacionais de um pensamento vitalista. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica, investigando relevantes obras de Nietzche sobre o tema, bem como de comentadores de sua filosofia. Na composição do texto, organizamos seis seções: Introdução; A questão da verdade em Nietzsche; Filosofia tradicional e supervalorização da razão; Uma filosofia a serviço da vida; Implicações Educacionais; e Considerações Finais. Com a pesquisa, pudemos concluir que a Arte tem papel essencial na Educação, inspirada no vitalismo nietzschiano, o que nos interpela acerca do lugar que como sociedade temos dado à dimensão estética no âmbito educacional contemporâneo. 

Biografia do Autor

Fabio Hecktheuer, FCR

Professor e Reitor da Faculdade Católica de Rondônia - FCR

Lenir Lopes, UNIR

Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Josenir Lopes Dettoni, UNIR

Pós-Doutorado em Filosofia na Pontificia Università Gregoriana (2019), em Roma. Doutor em Filosofia pela UNISINOS (2017), com Estágio Doutoral (Academic Visitor) na University of Oxford (2015), na Inglaterra. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos