Gênero e Formação Docente: Contribuições de um Processo de Intervenção Pedagógica

Autores

  • Fabiane Freire França Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Intervenção Pedagógica.

Resumo

RESUMO: O objeto deste artigo é demonstrar algumas representações sociais de gênero apresentadas por professores e professoras de 5ª e 6ª séries de uma escola pública da cidade de Sarandi/PR. Em vista disso, problematizou-se: Quais as representações sociais de professores e professoras a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, realizou-se um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras durante o processo de intervenção pedagógica. Caracteriza-se esta análise como uma pesquisa-ação participativa, ao considerar a pesquisa um instrumento de “(re)construção” do conhecimento. Os resultados deste artigo apontaram um movimento de opiniões e definições do conceito de gênero apresentado pelos/as professores/as após o processo de intervenção pedagógica. Considera-se que tais resultados revelam a necessidade de maiores discussões sobre o gênero no ambiente escolar. ABSTRACT: The object of this paper is to demonstrate some social representations of gender presented by professors and teachers of 5th and 6th grades in a public school in the city of Sarandi / PR. In view of this, questioned is: What social representations of teachers and teachers on gender? This concept can be extended and reorganized by an educational intervention? Therefore, there was a process of pedagogical intervention with group discussions in order to rethink the genre in a socio-historical context. The target data source verbalizations of teachers and teachers during the educational intervention. It is characterized by this analysis as a participatory action research, to consider a research tool "construction" of knowledge. The results of this article indicated a movement of opinions and definitions of gender presented by / the tutors after the process of educational intervention. It is considered that these results reveal the need for further discussion of gender in the school environment. Keywords: Education, Gender, Pedagogical Intervention.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Educação pela mesma instituição (2009) com pesquisa voltada à formação de professores e o conceito de gênero. Atualmente é professora colaboradora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Prática da Educação Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2010-04-28

Edição

Seção

Artigos