Gênero e Formação Docente: Contribuições de um Processo de Intervenção Pedagógica

Autores/as

  • Fabiane Freire França Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Educação, Gênero, Intervenção Pedagógica.

Resumen

RESUMO: O objeto deste artigo é demonstrar algumas representações sociais de gênero apresentadas por professores e professoras de 5ª e 6ª séries de uma escola pública da cidade de Sarandi/PR. Em vista disso, problematizou-se: Quais as representações sociais de professores e professoras a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, realizou-se um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras durante o processo de intervenção pedagógica. Caracteriza-se esta análise como uma pesquisa-ação participativa, ao considerar a pesquisa um instrumento de “(re)construção” do conhecimento. Os resultados deste artigo apontaram um movimento de opiniões e definições do conceito de gênero apresentado pelos/as professores/as após o processo de intervenção pedagógica. Considera-se que tais resultados revelam a necessidade de maiores discussões sobre o gênero no ambiente escolar. ABSTRACT: The object of this paper is to demonstrate some social representations of gender presented by professors and teachers of 5th and 6th grades in a public school in the city of Sarandi / PR. In view of this, questioned is: What social representations of teachers and teachers on gender? This concept can be extended and reorganized by an educational intervention? Therefore, there was a process of pedagogical intervention with group discussions in order to rethink the genre in a socio-historical context. The target data source verbalizations of teachers and teachers during the educational intervention. It is characterized by this analysis as a participatory action research, to consider a research tool "construction" of knowledge. The results of this article indicated a movement of opinions and definitions of gender presented by / the tutors after the process of educational intervention. It is considered that these results reveal the need for further discussion of gender in the school environment. Keywords: Education, Gender, Pedagogical Intervention.

Biografía del autor/a

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Educação pela mesma instituição (2009) com pesquisa voltada à formação de professores e o conceito de gênero. Atualmente é professora colaboradora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Prática da Educação Estadual de Maringá.

Publicado

2010-04-28

Número

Sección

Artículos