MERENDA ESCOLAR E A LEI 11.947/2009: CONSTRUÇÕES DISCURSIVO-IDEOLÓGICAS E OS EFEITOS DE SENTIDO DA RESPONSABILIDADE ESTATAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p2-14

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Merenda Escolar, Lei 11.947/2009, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Políticas Públicas da Educação.

Resumo

O presente artigo traz uma investigação analítico-discursiva tendo como materialidade e corpus de trabalho a Lei n. 11.947/2009, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), norma legislativa que necessita ser observada quando se trata do direito à merenda escolar no ensino público. A partir das questões teórico-metodológicas da Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Pêcheux (2009), e das investigações de Orlandi (1994, 2003, 2015), Florêncio et al. (2009), Cavalcante (2007), Magalhães (2005), dentre outros, empreenderam-se análises em duas sequências discursivas, recortadas da referida Lei, com o intuito de trazer à tona efeitos de sentido e construções discursivo-ideológicas nela presentes, transpassando a aparente homogeneidade do discurso desta norma, em especial os de poder elitizado que “camufl am” as responsabilidades alimentares e educacionais inerentes ao Estado.

Biografia do Autor

Gabriela Alves de Arruda, Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Faculdade de Integração do Sertão (FIS).

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do curso de Direito da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Serra Talhada-PE, Brasil.

Dennys Dikson, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

Professor pernamente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do curso de LIcenciatura em Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

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Publicado

2022-05-22