APONTAMENTOS TEÓRICOS DA FENOMENOLOGIA COMO (POSSÍVEL) CAMINHO METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

Autores

  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p39-52

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação Não Escolar, Pesquisa em educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir como a fi losofi a fenomenológica de Edmund Husserl (1958; 1975) pode servir de inspiração à construção de um caminho epistemológico para pesquisas sobre práticas educativas em espaços não escolares. Para isso, traz a refl exão de alguns autores a respeito dessa fi losofi a, como Salansky (2006), Depraz (2011) e Ferreira (2015) e, particularmente, o desenvolvimento de três conceitos considerados relevantes para a análise da realidade educacional como um fenômeno social: o noema, a noese e a variação eidética como doação de sentido da realidade pelos sujeitos dos processos de ensino-aprendizagem. Ao fi nal, o artigo mostra o emprego desses aspectos da Fenomenologia e seus resultados em algumas pesquisas sobre educação e pobreza que  utilizaram esse percurso metodológico.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

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Publicado

2022-05-22