APONTAMENTOS TEÓRICOS DA FENOMENOLOGIA COMO (POSSÍVEL) CAMINHO METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p39-52Palavras-chave:
Fenomenologia, Educação Não Escolar, Pesquisa em educaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir como a fi losofi a fenomenológica de Edmund Husserl (1958; 1975) pode servir de inspiração à construção de um caminho epistemológico para pesquisas sobre práticas educativas em espaços não escolares. Para isso, traz a refl exão de alguns autores a respeito dessa fi losofi a, como Salansky (2006), Depraz (2011) e Ferreira (2015) e, particularmente, o desenvolvimento de três conceitos considerados relevantes para a análise da realidade educacional como um fenômeno social: o noema, a noese e a variação eidética como doação de sentido da realidade pelos sujeitos dos processos de ensino-aprendizagem. Ao fi nal, o artigo mostra o emprego desses aspectos da Fenomenologia e seus resultados em algumas pesquisas sobre educação e pobreza que utilizaram esse percurso metodológico.
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