AS TECNOLOGIAS MÓVEIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p53-67

Palavras-chave:

Mobilidade. Tecnologias móveis. Educação híbrida.

Resumo

No ano de 2020, em decorrência do avanço da pandemia de covid-19, as instituições de educação do Brasil adotaram o ensino remoto emergencial substituindo as aulas presencias por aulas ofertadas por meios digitais e, em 2021, defendeu-se o ensino híbrido, como meio de abrir as escolas para os estudantes. Assim sendo, este artigo discute sobre a adoção de tecnologias móveis, durante o ensino remoto emergencial, partindo do pressuposto de que dispositivos como celulares, tablets e notebooks foram utilizados por muitos professores e estudantes, para a realização de atividades de ensino e aprendizagem, o que apontou para a importância do ensino híbrido em 2021. A metodologia adotada no estudo se insere no campo da pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-explicativa, mediante a implementação de uma proposta formativa a professores do ensino fundamental, pela qual se intervém na formação continuada destes profi ssionais. Diante dos resultados do presente estudo, discorre-se sobre a importância da formação docente num cenário pós-pandêmico, a fi m de promover condições de utilização de tecnologias digitais e aparelhos móveis na prática docente, tendo em vista que estes dispositivos são comumente utilizados pela sociedade atual.

Biografia do Autor

Célia Regina de Carvalho, UFMS

Docente do curso de Pedagogia da UFMS, campus de Naviraí - MS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente

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Publicado

2022-05-22