ACESSO A POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM SÍTIOS ELETRÔNICOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p79-96

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Inclusão social, Permanência no ensino superior.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir como os sítios eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam as políticas de ações afi rmativas à comunidade em geral, dispondo informações sobre ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. Para isso, foi realizado estudo de natureza aplicada, com objetivo descritivo e procedimento de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os sítios eletrônicos de 63 universidades federais brasileiras foram observados, entre 19 e 27 de setembro de 2020, com o intuito de mensurar, em cada sítio, a quantidade de cliques necessários para acessar as políticas de ações afi rmativas para ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. As análises demonstram que apenas uma universidade federal brasileira não apresenta as políticas públicas para ingresso e permanência de estudantes em seu sítio. As outras 62 instituições dispõem o acesso a essas políticas em, no máximo, três cliques, padrão considerado adequado para transparência e acesso à informação.

Biografia do Autor

Maria da Graça Saraiva Nogueira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Administração e Turismo (UNIVALI, 2012) e Pós Doutora em Administração (UFSC, 2017). Professora Associada do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas.

Caroline Casali, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciências da Comunicação (UNISINOS, 2014). Professora Adjunta do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2022-05-22