OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSIDERANDO O CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p116-130

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Professor, Trabalho docente.

Resumo

Este estudo surgiu com a necessidade de pensar a prática pedagógica, a partir de um olhar crítico, entendendo-a como fundamental na atuação do professor que busca proporcionar a aprendizagem signifi cativa dos alunos, guiando-os para a emancipação e a autonomia. Os objetivos consistem em abordar conceitos e discorrer sobre a prática pedagógica do professor, com vista à aprendizagem dos educandos. Ao conceituar prática pedagógica, são enfatizados refl exão, intencionalidade e planejamento, pois são condições para a prática pedagógica em uma perspectiva crítica. O texto traz ainda algumas refl exões sobre as transformações e as difi culdades da prática pedagógica no contexto da pandemia de Covid-19. Realiza-se uma explanação sobre os saberes docentes na perspectiva de Tardif (2014), pois se entende que esses saberes constituem a prática pedagógica dos professores. Por meio de um estudo bibliográfi co pautado nos pressupostos da abordagem qualitativa, as referências selecionadas para compor a discussão foram: Freire (2018, 2019, 2020), Martins (2003), Sacristán (1999), Santos (1997), Souza (2016) e Tardif (2014). Os resultados oportunizam compreender melhor o conceito de prática pedagógica e mostram características desta prática que objetivam a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, entende-se que a atuação do professor é importante em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, UEPG orcid0000-0002-1696-677X

Docente do Departamento de Educação e do Programa de pos Graduação da UEPG

Franciele Stefanello Stefanello, UEPG ORGID0000-0003-4048-6968

Mestre em educaçao

Downloads

Publicado

2022-05-22