REPRESENTAÇÕES RACIALIZADAS E DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO PERSONAGEM NEGRO PIMPO NA REVISTA INFANTIL “CACIQUE”

Autores

  • Maria Angélica Zubaran Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Rosa Maria Hessel Silveira Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p131-147

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Representações Racializadas, Histórias em Quadrinhos, Revista Cacique

Resumo

O presente estudo analisa as representações racializadas do personagem negro “Pimpo” e de sua família e as dimensões pedagógicas de quatro Histórias em Quadrinho (HQs) publicadas na revista infantil Cacique, no ano de 1954. O objetivo central é, a partir da abordagem teórica dos Estudos Culturais, desnaturalizar e problematizar os significados específicos atribuídos às representações do corpo de personagens negros em HQs e aos seus comportamentos. Entre os resultados de pesquisa destaca-se, inicialmente, o potencial pedagógico das revistas infantis e das HQs, produzindo e disseminando formas de ser criança entre os leitores. No caso particular das representações sobre o personagem negro Pimpo, nas HQs da Revista Cacique, considera-se que elas são marcadas por certa ambiguidade de significados e sentidos. Por um lado, o personagem Pimpo foi reduzido a representações estereotipadas e estigmatizadas, como “moleque”, preguiçoso, traquinas, marcado racialmente pela diferença da cor preta da sua pele, pelo seu cabelo encarapinhado, pelos olhos esbugalhados e lábios proeminentes. Por outro lado, foi humanizado, apresentado convivendo com sua família e com amigos brancos e um primo pardo, aparentemente integrado, dentro das premissas da democracia racial vigente naquela época.

Biografia do Autor

Maria Angélica Zubaran, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Professora Adjunta do Curso de História e do PPG de Educação da Ulbra

Rosa Maria Hessel Silveira, Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO)

É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS,  sendo atualmente pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO). Orientadora de dissertações e teses no campo dos Estudos Culturais em Educação, organizadora de obras  e autora de dezenas de artigos publicados em revistas da área.

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Publicado

2022-05-22