Enfoques da formação docente e imagens associadas de professor de Matemática
Resumo
Este artigo apresenta e discute quatro enfoques de formação de professores e de prática docente: prático-artesanal; prático-academicista; técnico-academicista e reflexivo-investigativo. Para desconstruir os três primeiros enfoques e, argumentar em favor do quarto, exploramos, metaforicamente, três imagens de professor geralmente associadas a esses enfoques e que têm como referência os saberes da profissão docente. Estas imagens são: professor isolado; professor subordinado ou dependente; e professor interativo.Downloads
Publicado
2008-08-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.