Enfoques da formação docente e imagens associadas de professor de Matemática

Autores

  • Dario Fiorentini Univali
  • Gilvan Luiz Machado Costa

Resumo

Este artigo apresenta e discute quatro enfoques de formação de professores e de prática docente: prático-artesanal; prático-academicista; técnico-academicista e reflexivo-investigativo. Para desconstruir os três primeiros enfoques e, argumentar em favor do quarto, exploramos, metaforicamente, três imagens de professor geralmente associadas a esses enfoques e que têm como referência os saberes da profissão docente. Estas imagens são: professor isolado; professor subordinado ou dependente; e professor interativo.

Biografia do Autor

Dario Fiorentini, Univali

Docente-pesquisador da Área de Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Email: dariof@unicamp.br

Gilvan Luiz Machado Costa

Doutorando em Educação da FE/ Unicamp (Área de Educação Matemática) e docente da Unisul/ Tubarão. E-mail: gcosta@unisul.br

Downloads

Publicado

2008-08-11

Edição

Seção

Artigos