Abordagem histórica no ensino de Matemática: o caso da representação em perspectiva

Autores

  • Claudia Regina Flores Univali

Resumo

A problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França.

Biografia do Autor

Claudia Regina Flores, Univali

Professora de Matemática no Colégio de Aplicação/CED/UFSC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC. E-mail: claud.flores@wanadoo.fr

Downloads

Edição

Seção

Artigos