Abordagem histórica no ensino de Matemática: o caso da representação em perspectiva
Abstract
A problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França.Downloads
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.