O USO DE MATERIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO
O CASO DO DEPARTAMENTO DE CULTURA FÍSICA DA UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA (ARGENTINA, 1929-1946)
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p158-176Palavras-chave:
Educação Física., Materiais, Gênero.Resumo
Consideramos, de forma relacional, os materiais utilizados para o ensino médio no Colégio Secundario de Señoritas e no Colégio Nacional (dependendo da Universidade Nacional de La Plata), no que diz respeito à cultura física (masculina) e à cultura física feminina e como esses artefatos, de uma educação diferenciada, generificados e sexualizados. O período abrangido vai de 1929, quando foi criado o Departamento de Cultura Física, a 1946, quando foi extinto. Analisamos um caso porque o consideramos interessante em si e fazemos análise de vários e numerosos documentos. Constatamos que os materiais -mais numerosos, caros e pesados para os alunos do sexo masculino do que para as alunas- acompanharam um processo de desigualdade em favor dos homens e de distinção social (no caso dos homens), em linha com o que aconteceu em da região, embora apresentando algumas peculiaridades.
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