Percepção e uso da Informática pelos professores da área de Letras

Autores

  • Simone Carboni Garcia Universidade Católica de Pelotas
  • Vilson José Leffa Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Informática na educação, processo de mediação, TICs

Resumo

Este artigo objetivou analisar as percepções e as realidades de um grupo de professores da área de Letras quanto ao uso da informática no processo educativo. O trabalho fundamenta-se na concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento, destacando o uso dos recursos da informática como instrumentos de mediação no processo de ensino-aprendizagem, e nas perspectivas atuais acerca da informática na educação. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário semi-estuturado. A análise dos dados evidencia que, embora os sujeitos apontem para a importância do uso da informática em sala de aula, os recursos dessa tecnologia ainda não se fazem presentes como instrumentos de mediação no processo de ensino-aprendizagem da(s) língua(s). Entre os aspectos que podem contribuir para a mudança dessa realidade, ressalta-se o investimento em ações voltadas à capacitação de professores no uso educacional da informática.

Biografia do Autor

Simone Carboni Garcia, Universidade Católica de Pelotas

Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

Vilson José Leffa, Universidade Católica de Pelotas

PhD em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas

Downloads

Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

Artigos