ENSINO DE LITERATURA E LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Danielle Amanda Raimundo Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Celdon Fritzen Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p270-278

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Livro Didático, Mediação Pedagógica

Resumo

Com o intuito de melhor compreender a realidade do ensino de literatura no Brasil a partir da produção de conhecimento dos seus programas de pós–graduação, desenvolvemos a pesquisa Uma análise do Banco de teses e dissertações da CAPES sobre o Ensino de Literatura. A partir das ponderações de um corpus com 107 resumos, discutimos a problemática relação que se estabelece entre ensino de literatura e livro didático e, diante disso, qual a postura já assumida pelo professor em sala de aula bem como o papel desejável a ser assumido por esse profissional que traz consigo, conforme as suas atitudes, a possibilidade de fazer da atividade de leitura algo pragmático ou um meio à fruição estética. A análise das pesquisas aponta para a importância do trabalho com textos autênticos - o que se constitui em um modo de fugir das concepções redutoras de texto e de leitura não raramente encontradas no livro didático as quais acabariam por eliminar o prazer estético. Faz-se, portanto, o apelo para que o livro didático seja apenas um instrumento de apoio ao trabalho docente e não um parâmetro às aulas.

Biografia do Autor

Danielle Amanda Raimundo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Departamento/Unidade: Curso de Letras/ UNA HCE. Possui graduação em Letras (Português/ Inglês) pela UNESC. Foi bolsista do projeto CNPq/ PIBIC/ UNESC: "Uma análise do Banco de Teses e Dissertações da CAPES sobre o Ensino de Literatura" (2007/ 2008). Endereço Completo: Rua Padre Cícero, 167, Centro, Criciúma - SC. CEP:88802-150

Celdon Fritzen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Departamento/Unidade: LLV / CCE. Professor Adjunto do LLV- UFSC e professor colaborador do PPGE-UNESC. Pesquisa relações entre educação, modernização e literatura. Endereço Completo: Rua 14 de julho, 133 – Bloco 204E – Estreito Fpolis SC CEP 88075-010

Downloads

Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

Artigos