ENSINO DE LITERATURA E LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p270-278Palabras clave:
Ensino de Literatura, Livro Didático, Mediação PedagógicaResumen
Com o intuito de melhor compreender a realidade do ensino de literatura no Brasil a partir da produção de conhecimento dos seus programas de pós–graduação, desenvolvemos a pesquisa Uma análise do Banco de teses e dissertações da CAPES sobre o Ensino de Literatura. A partir das ponderações de um corpus com 107 resumos, discutimos a problemática relação que se estabelece entre ensino de literatura e livro didático e, diante disso, qual a postura já assumida pelo professor em sala de aula bem como o papel desejável a ser assumido por esse profissional que traz consigo, conforme as suas atitudes, a possibilidade de fazer da atividade de leitura algo pragmático ou um meio à fruição estética. A análise das pesquisas aponta para a importância do trabalho com textos autênticos - o que se constitui em um modo de fugir das concepções redutoras de texto e de leitura não raramente encontradas no livro didático as quais acabariam por eliminar o prazer estético. Faz-se, portanto, o apelo para que o livro didático seja apenas um instrumento de apoio ao trabalho docente e não um parâmetro às aulas.Descargas
Publicado
2012-11-06
Número
Sección
Artículos
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