INFÂNCIAS E CAIXAS: PANDORA ESPERANÇA

Autores

  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas
  • Daniela da Cruz Schneider Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p299-307

Palavras-chave:

Arte, Infância, Banalização da Aparência.

Resumo

Este artigo problematiza a infância em perspectiva alegórica, mediante um trabalho realizado no contexto da disciplina de Arte com crianças da 5ª série de uma escola municipal, situada na periferia da cidade de Pelotas. O trabalho buscou uma aproximação entre a Arte Medieval e a Arte Contemporânea, explorando uma nova linguagem para expressão artística: interferência em um objeto do cotidiano, que passaria a ter função outra. Arte! O objeto suporte para a proposta foi uma caixa de sapatos. Oportunizou, ainda, uma reflexão com as crianças (e através delas) acerca da banalização da aparência, da busca de padrões em algo externo como sugestões para referenciar escolhas. Numa tentativa de síntese deste trabalho, propomos uma leitura através da aproximação da concepção de infância como crítica da cultura, uma “Infância Pandora”, onde as caixas produzidas pelas crianças revelam não só os nossos males e talvez também nossa esperança.

Biografia do Autor

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Coordena na Especialização em Educação da UFPel o Núcleo de Infância e Cultura: Imagem, Poética e Alteridade. Coordena na Graduação e Pós-graduação o Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade(NALS).

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Arte, pela UFPel, pós-graduanda do Curso de Especialização em Educação, da UFPel, Núcleo de Infância e Cultura: Imagem, Poética e Alteridade. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPel. Professora da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas - RS

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Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

Artigos