“PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DO FUTURO”: a atualidade das reflexões de Pierre Bourdieu sobre a Educação

Autores

  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Sociologia da Educação, Relatório

Resumo

O presente texto tem por objetivo realizar apontamentos sobre o sociólogo francês Pierre Bourdieu e sobre uma de suas importantes contribuições para a reflexão do sistema de ensino, a saber, sua participação na redação do relatório “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. O ensaio que aqui se apresenta se torna significativo por dois motivos. O primeiro é pela possibilidade de sugerir/provocar uma releitura das obras de Pierre Bourdieu, destacando sua contribuição incontornável para a Sociologia da Educação. O segundo motivo é pelo teor do relatório citado que aborda as práticas educacionais e o desenvolvimento da organização do sistema educacional. Finaliza-se este artigo recuperando a importância da formulação de planos de ação para o sistema de ensino que, de forma constante, deveriam promover reflexões sobre a Educação. Longe de se tornarem projetos de reforma, tais planos poderiam ser um produto para inspirar e promover outras reflexões e ações educativas a partir de pesquisas ou de políticas públicas.

Biografia do Autor

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunto do Departamento de Educação Física na UFPR. É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR. Desenvolve pesquisas e é autora de textos sobre a teoria sociológica de Pierre Bourdieu.

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Publicado

2011-03-16

Edição

Seção

Reflexões Acadêmicas