PROFESSORES E CRIANÇAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: desafios e expectativas

Autores

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira UNICENTRO
  • Andréia de Fátima Melo Machado UNICENTRO
  • Cristienne Caroline Souza de Oliveira Fassini UNICENTRO

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, prática pedagógica, crianças, professores

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre as expectativas das crianças sobre sua vida escolar neste período. Tais aspectos ganham relevância considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado um grande desafio para todos os envolvidos no processo. Autores como Kramer (2006), Barbosa (2006) e Gorni (2007) amparam uma pesquisa qualitativa, que por meio de observações, questionários e entrevistas buscou captar os vários aspectos que envolvem as práticas dos professores e a vivência das crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia utilizada pelos professores e que impõe um cotidiano às crianças que negligencia o lúdico nas atividades propostas.

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, UNICENTRO

Pedagoga, Doutora em Educação pela USP. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Pesquisadora da área da infância e educação infantil.

Andréia de Fátima Melo Machado, UNICENTRO

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.

Cristienne Caroline Souza de Oliveira Fassini, UNICENTRO

Souza de Oliveira Fassini

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Publicado

2011-07-14

Edição

Seção

Artigos