EDUCAÇÃO INDÍGENA E A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE

Autores

  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Suul

Palavras-chave:

diversidade, educação indígena, identidade,

Resumo

A realidade dos povos indígenas é sempre um desafio para as ciências sociais, particularmente quando tratamos da temática da educação, tendo em vista sua larga história de contradições e instrumento de dominação a serviço do sistema colonial. O presente texto trata deste tema da educação indígena a partir da perspectiva da diversidade cultural, como marca irredutível destes povos durante estes mais de 500 anos de intenso contato com eurodescendentes e neo-brasileiros. Apoiado em estudos anteriores e experiência de trabalho de campo com vários povos indígenas do Centro Oeste brasileiro, procura-se fundamentar a reflexão com aportes teóricos e ao mesmo tempo elementos culturais de povos indígenas desta região, com o foco sempre no processo de apropriação e ressignificação, pelos povos indígenas, da escola.

Biografia do Autor

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Suul

Graduação em Filosofia e Pedagogia; Pós-graduação em Antropologia; Mestrado em Educação Indígena; Doutorado em Antropologia; Professor de Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Área: Antropologia, etnologia indígena, Direitos Humanos, Povos tradicionais (comunidades quilombolas);

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Publicado

2011-10-06

Edição

Seção

Artigos