COMO FICAM AS ESCOLAS NAS CIDADES DIGITAIS?

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens PUC/PR
  • Patrícia Lupion Torres PUC/PR
  • Elizete Lúcia Moreira Matos PUC/PR

Palavras-chave:

Cidade Digital, Infoinclusão, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta reflexões referentes aos impactos desafiadores das cidades digitais e o quanto os professores que atuam nas escolas de todos os níveis vem considerando o advento da docência neste contexto. Envolveram participantes com características funcionais diferenciadas que provocaram discussões ricas entre 18 professores universitários de diversas áreas do conhecimento, 4 professores do ensino médio, 6 professores da educação básica e 4 profissionais liberais. A clareza do desafio frente Sociedade da Informação e da Comunicação dos profissionais envolvidos com a Educação ficou presente durante todo processo. As discussões tiveram a coordenação de três doutoras em Educação, que atuam no Programa de Pós Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos grupos de pesquisa PEFOP e PRAPETEC. A escolha metodológica da pesquisa-ação demandou uma intervenção junto aos participantes durante o processo, o qual foi construído gradativamente e as discussões foram ampliando o campo de investigação. Elegeu-se a obra de Evandro Prestes Guerreiro (2006) denominada: Cidade digital: infoinclusão social e tecnologia em rede, para subsidiar as discussões. A experiência vivenciada na pesquisa-ação levou a perceber que não existem amarras e que há necessidade de agregar esforços de profissionais de todas as áreas dos conhecimentos, mas especialmente, os professores que não podem mais fugir ao enfrentamento de acessar a rede informatizada e fazer uso dela para ensinar e para aprender. Em curto espaço de tempo os alunos serão infoincluídos e passarão a exigir, também dos professores, esta inclusão digital. A docência, em todos os níveis de ensino, necessita considerar a possibilidade de gerar processos de infoinclusão. Novas posturas se descortinam em cenário mundial, necessitamos compreender rapidamente estas transformações sociais, pois elas nos atingem diretamente em nossa performance profissional. A maneira como agíamos no século passado e as novas modalidades de interação que se fazem presentes nos dias de hoje, entre o método tradicional e as novas formas de interagirmos e aprendermos são visíveis. Hoje temos o binômio - informação e comunicação mediada por tecnologias, que podem ser um dos meios para potencializar a prática profissional.

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Behrens, PUC/PR

Mestre e Doutora em Educação na PUCSP. Professora Titular da PUCR , atua como professora no Mestrado e Doutorado em Educação da PUCPR. Autora de obras que envolvem temáticas sobre: Paradigmas Inovadores na Educação; Prática pedagógica na docência universitária e Tecnologia a serviço do ensino e da aprendizagem.

Patrícia Lupion Torres, PUC/PR

Doutora em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento. Mestre em Educação pela PUCPR. Diretora do Curso de Pedagogia da PUCPR. Professora Titular da PUCR e atua como professora no Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora e autora de artigos e livros em EAD e Tecnologia a serviço do ensino e da aprendizagem.

Elizete Lúcia Moreira Matos, PUC/PR

Mestre em Educação e Doutorado Engenharia de Produção - Gestão e Inovações Tecnológicas. Professora Titular na PUCPR, atua no Mestrado e Doutorado em Educação, Coordena o Núcleo de Educação e Humanidades. Pesquisadora e autora de artigos e livros nas temáticas que abordam formação de professores, AVA, TIC e Pedagogia Hospitalar.

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Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos