MATERIAIS ONLINE DE ACESSO LIVRE PARA APOIO A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Marcia C. Linn University of California, Berkeley.
  • Elizabeth Gerard
  • Mie Elissa Sato

Palavras-chave:

TELS, NSF, WISE

Resumo

Neste artigo buscamos elucidar nossa experiência na condução do TELS (TechnologyEnhanced Learning in Science), que busca promover a aprendizagem do pensamento científi co (inquiry learning) em estudantes a partir de 10 anos até o nível universitário. O TELS é apoiado por um ambiente acessível via Internet chamado WISE (Web-based Inquiry Science Environment), o qual possui um acervo de atividades de aprendizagem em diversos idiomas. Detalhamos os fundamentos que nortearam a construção do ambiente e exemplifi camos algumas unidades de estudo que consideramos representativos ligados a temas como o Clima Global, Mitose das Células e Reações químicas que estão disponíveis no WISE. No artigo detalhamos o conceito de integração de conhecimentos que julgamos ser um elemento chave para o desenvolvimento do pensamento científi co. Atualmente o programa TELS atende a centenas de professores, pesquisadores e criadores de conteúdo, bem como dezenas de milhares de estudantes.

Downloads

Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos