O Desenho Artístico na Formação do Arquiteto: Epistemologia da Prática

Autores

  • Silvana Weihermann Ferraro Universidade Federal do Paraná
  • Tânia Maria Baibich Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n1.p42-51

Palavras-chave:

Fundamentos Artísticos, Ensino Superior, Práticas Docentes

Resumo

Este texto defende a premissa de que o desenho artístico, como conteúdo curricular do ensino de arquitetura, trabalhado em uma perspectiva didática, cuja epistemologia subjacente seja a construtivista e cuja ética da ação docente seja a da cooperação, favorece o desenvolvimento de capacidades e aptidões, indo em direção à idéia da formação integral, que harmoniza a cognição com a afetividade. Apresenta as várias dimensões do “saber desenhar” e demonstra, por meio de categorias, como a ação docente intervém no processo da construção do conhecimento do aluno, como sujeito cognoscente e artífice de suas estruturas mentais, transformando tanto seu cabedal de conhecimento quanto sua condição de conhecer.

Biografia do Autor

Silvana Weihermann Ferraro, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Ensino da fundamentação artística e desenho na formação do arquiteto.

Tânia Maria Baibich, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação - Pedagogia do Ensino Superior

Downloads

Publicado

2013-03-21

Edição

Seção

Artigos