LORQUEANDO: A LITERATURA COMO VIVÊNCIA ESTÉTICA DE SI E DO OUTRO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores

  • Fabrícia Teixeira Borges Universidade Tiradentes - UNIT-SE
  • Andrea Cristina Versuti Universidade Tiradentes - UNIT-SE
  • Angélica de Fátima Piovesan Universidade Tiradentes - UNIT-SE

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p341-349

Palavras-chave:

arte, estética, identidade, docência, ead.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a construção identitária docente a partir da educação estética da literatura na Educação a Distância. Para tanto, analisamos o processo dialógico e estético de criação de um conjunto de videopoemas de Garcia Lorca por um professor (DOM). Neste processo, atentamos para as especificidades da cibercultura e da linguagem audiovisual e hipertextual consideradas pelo professor na construção estética de si e de que forma isto impacta tanto o aluno quanto o professor, favorecendo o encontro de ambos. No vídeo-poema, o professor apresenta arte e também vira arte. Concluímos neste estudo que sua construção estética de si ocorre de forma sistematicamente organizada pelo contexto e pelas interações do ambiente virtual de aprendizagem – AVA - no qual está inserida. Compreendemos a identidade como um conjunto de posicionamentos organizados semioticamente como uma estética de si que se configura pela interação com o outro.

Biografia do Autor

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade Tiradentes - UNIT-SE

Doutora em Psicologia pela UNB (2006), Membro docente do programa de pós graduação stricto sensu em Educação da UNIT, lider do grupo de pesquisa "Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano".

Andrea Cristina Versuti, Universidade Tiradentes - UNIT-SE

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Educação com ênfase em Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professora PPG PLI do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Comunicação, onde desenvolve pesquisa sobre Narrativas Transmídias e EAD. Atua também como membro do Comitê Científico desta Universidade.

Angélica de Fátima Piovesan, Universidade Tiradentes - UNIT-SE

Mestranda em Educação, UNIT, Aracaju, SE, bolsista PROSUP-CAPES. Pós-graduada em Docência e Tutoria em EAD, UNIT, SE. Integrante de Grupo de Pesquisa ECDH. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Economia e Processamento de Dados de Foz do Iguaçu-Pr, FEPI (1996). Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes, Aracaju, SE.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

Artigos