ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA SOB ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n2.p110-119Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Ciências Humanas.Resumo
O artigo busca problematizar alguns discursos de ciência muito potentes e que ganham força no cenário da Pedagogia a partir da década de 80. Analisamos duas obras recorrentes na formação do pedagogo que tratam a Pedagogia como a ciência da educação. Utilizamos como campo teórico desse estudo especialmente Michel Foucault, colocando em discussão os efeitos produzidos por alguns ditos que atravessam, inventam e produzem esse campo de saber. Problematizamos o presente, entendendo que ele é produzido por alguns discursos que buscam a legitimação da Pedagogia como uma ciência humana. Nesse texto abordamos alguns conceitos de Ciência Moderna que atravessam e constituem a Pedagogia como a ciência da educação; problematizamos os discursos de reduplicação do homem que ganham força e produtividade nesse campo de saber, tornando-se a condição de possibilidade para que as ciências humanas emerjam enquanto ciências. Provoca-se o leitor a pensar no nosso fazer docente ao colocarmos em dúvida verdades que por muito tempo também nos habitaram.Downloads
Publicado
2013-08-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.