ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA SOB ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM

Autores

  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Bárbara Hees Garré Instituto Federal Sul Riograndese, campus Pelotas/RS.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n2.p110-119

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Ciências Humanas.

Resumo

O artigo busca problematizar alguns discursos de ciência muito potentes e que ganham força no cenário da Pedagogia a partir da década de 80. Analisamos duas obras recorrentes na formação do pedagogo que tratam a Pedagogia como a ciência da educação. Utilizamos como campo teórico desse estudo especialmente Michel Foucault, colocando em discussão os efeitos produzidos por alguns ditos que atravessam, inventam e produzem esse campo de saber. Problematizamos o presente, entendendo que ele é produzido por alguns discursos que buscam a legitimação da Pedagogia como uma ciência humana. Nesse texto abordamos alguns conceitos de Ciência Moderna que atravessam e constituem a Pedagogia como a ciência da educação; problematizamos os discursos de reduplicação do homem que ganham força e produtividade nesse campo de saber, tornando-se a condição de possibilidade para que as ciências humanas emerjam enquanto ciências. Provoca-se o leitor a pensar no nosso fazer docente ao colocarmos em dúvida verdades que por muito tempo também nos habitaram.

Biografia do Autor

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Pesquisadora e Professora adjunta do Instituto de Educação na área de Metodologia Científica e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências.

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal Sul Riograndese, campus Pelotas/RS.

Orientadora Educacional do Instituto Federal Sul Riograndese, campus Pelotas/RS. Pedagoga e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2013-08-08

Edição

Seção

Artigos