GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFERENCIANDO MENINOS E MENINAS A PARTIR DA SIGNIFICAÇÃO DE MARCADORES EXTERNOS

Autores

  • Juliana Lopes Garcia Universidade Estadual de Londrina/Prefeitura Municipal de Londrina
  • Carlos Toscano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p186-202

Palavras-chave:

Educação, gênero, significações.

Resumo

Neste trabalho apresentamos e discutimos parte dos dados obtidos em uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como emergem e como se caracterizam as questões relacionadas a gênero produzidas pelas crianças, nas suas interações ocorridas em sala de aula a partir de atividades livres proposta pela professora da turma. Apoiados na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, e nos estudos de Bakhtin e Voloshinov sobre a linguagem, concebemos que os significados construídos sobre gênero são internalizados a partir das relações sociais mediadas por signos ideológicos. A pesquisa foi realizada em uma turma de Educação Infantil, pertencente à rede pública da cidade de Londrina/PR. Foram participantes dessa pesquisa vinte crianças, de quatros anos. A metodologia envolveu quatorze observações e filmagens realizadas no cotidiano escolar, incluída a sala de aula, no período da tarde, e a produção de um diário de campo feito pela pesquisadora ao final de cada dia. Foram selecionadas para esse trabalho as análises de três situações. Dentre os resultados obtidos destacamos: as questões de gênero emergem na educação infantil, no cotidiano da sala de aula, na relação entre as crianças mesmo sem um planejamento prévio; as crianças fazem distinção de gênero a partir da significação de marcadores externos.

Biografia do Autor

Juliana Lopes Garcia, Universidade Estadual de Londrina/Prefeitura Municipal de Londrina

Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação (UEL). Trabalha na Prefeitura Municipal de Londrina.

Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Professor adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação.

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos